Sussurros nos trilhos da antiga sorocabana
- Thiago Lutti
- 3 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Conhece essa? #juropelomajor

Nos arredores da antiga estação ferroviária, há quem jure ouvir o som de passos, conversas abafadas e o apito de um trem que nunca chega. Diz a lenda que um antigo chefe da estação amaldiçoou os trilhos quando a linha quase foi desviada da cidade. “Enquanto os trilhos cruzarem estas terras, que o tempo nunca pare para quem os serve. Mesmo que o trem não venha, estaremos esperando.” E, assim, como se amaldiçoasse a própria alma e a de todos que ali trabalharam, o então chefe selou o destino da estação. Os sussurros seriam a voz dos espíritos dos ferroviários, ainda esperando pelo trem que deveria ter trazido o progresso definitivo.
Essa fic foi contada por um professor avareense cujo avô teria trabalhado em obras da ferrovia e que costumavam falar sobre a estação de Avaré/SP. O conto inteiro estará no site e no livreto digital e impresso que será lançado ao fim do projeto.
📍_Todos os minicontos publicados aqui são FICTÍCIOS e coletados de conversas informais com pessoas que compartilharam voluntariamente os relatos. Mesmo apurados e buscados fatos que pudessem corroborar algum deles, datas ou pessoas, constata-se de que são apenas contos que preservam a oralidade, o imaginário popular local e têm função cultural de entreter e manter vivas antigas histórias/estórias locais._ 📍
Comments